Indaiatuba se prepara para sediar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, que acontecerá no Velódromo ‘Joaracy Mariano Barros’, e 18 a 21 de janeiro. A competição reunirá atletas das categorias Tandem e Ciclismo C1 a C5, tanto masculino quanto feminino, em busca do título nacional e também da tão almejada vaga na seleção brasileira.
Além de marcar o início do calendário esportivo nacional, o campeonato desempenha um papel crucial como seletiva para o Campeonato Mundial de Pista, programado para março deste ano no Rio de Janeiro. A competição em Indaiatuba é uma oportunidade imperdível para os atletas demonstrarem seu talento e garantirem um lugar na seleção que representará o Brasil no cenário internacional.
Segundo Edilson Rocha, coordenador do paraciclismo na CBC, a competição assume um papel importante no desenvolvimento da modalidade: “O crescimento do paraciclismo de pista tem sido notável, e eventos como este são fundamentais para revelar novos talentos e fortalecer a modalidade. O Brasileiro é uma vitrine para os atletas que almejam representar o país no cenário mundial. A comissão técnica estará presente avaliando os competidores e será uma oportunidade única para mostrar suas habilidades e buscar uma vaga na seleção brasileira que estará no mundial”.
Com expectativas elevadas e a presença dos principais nomes do paraciclismo nacional, o campeonato promete ser um evento emocionante e de alto nível, reunindo os maiores nomes do país durante os quatro dias intensos de competição.
O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Freeforce.
A equipe de Indaiatuba estará representada pelos atletas Carolina Leite Barasnevicius, Carlos Alberto Gomes Soares, Ricardo Alafim Freitas de Oliveira e Soelito Gohr.
Os treinamentos acontecem na sexta-feira, dia 19, no período da manhã. À tarde, têm início as provas oficiais.